Exame:
3D/4D/5D
Descrição:
* AGENDAMENTO DESTE EXAME APENAS POR TELEFONE OU WHATSAPP.
É uma tecnologia que utiliza o ultrassom e que permite a reconstrução da imagem tridimensional (3D) do bebê. O ultrassom 4D significa imagens 3D em movimento. O 5D é um software avançado que permite a reconstrução da pele do bebê de maneira extremamente realista. Assim é possível ver, em tempo real, o bebê abrir a boca, abrir os olhos, mexer os dedinhos, fazer caretas, movimentar as pernas e braços (veja nossa GALERIA DE IMAGENS 3D/4D/5D na página inicial).
O período mais indicado para se realizar um ultrassom 3D/4D/5D é entre 26 e 30 semanas de gravidez, pois o bebê já tem o rosto e corpo com maior quantidade de tecido adiposo, deixando as imagens muito bonitas. Além disso há maior quantidade proporcional de líquido amniótico, o que é fundamental para a aquisição das imagens 3D/4D/5D.
Apesar de ser ideal a idade gestacional até 30 semanas, se as condições forem favoráveis, é possível realizar o exame 3D/4D/5D qualquer data, porém a dificuldade aumentada e a quantidade de fotos diminue muito, pois o bebê tem pouco espaço para se movimentar, e assim, aparecerão em ângulos faciais muito limitados.
O exame é realizado durante 30 minutos.
Após o exame, as imagens serão otimizadas para refinar ao máximo as imagens adquiridas (o software do ultrassom permite recortar ao máximo as estruturas que interferem na visualização das imagens - cordão umbilical, placenta) .As imagens definitivas serão entregues em 48 horas após o exame.
O exame de 3D/4D em nosso serviço inclui o ultrassom obstétrico de rotina (avaliação da posição fetal, medidas completas, peso, frequência cardíaca, placenta e líquido amniótico).
Caso a gestante deseje, colocaremos algumas fotos 3D do bebê na nossa GALERIA DE IMAGENS 3D/4D/5D.
Fatores que impedem ou limitam muito a aquisição das imagens 3D/4D:
- Líquido amniótico reduzido. É necessária a presença do líquido amniótico ao redor das estruturas que serão avaliadas (rosto, mãos, pés), do contrário não se produz um contraste adequado sobre essas superfícies e a reconstrução 3D/4D/5D não será possível.
- Posição fetal. Se o bebê permanecer de costas durante todo o exame, não será possível analisar o seu rosto. Também, se o bebê estiver pélvico (ou seja com a cabeça no fundo do útero), as paredes uterinas envolvem a cabeça do bebê , dificultando a avaliação do rostinho do bebê.
- Presença de cordão umbilical, braços ou pernas sobre o rosto fetal durante todo o exame não permite a aquisição completa da imagem.
- Bebês acima de 30 semanas de gestação, pois são bebês maiores que ocupam maior espaço no útero e, assim o espaço entre o líquido amniótico e a superfície corporal do bebê fica reduzido, dificultando muito a aquisição das imagens.
Observação importante: Após 10 minutos de exame, caso não seja possível adquirir as imagens 3D/4D/5D pelos motivos acima citados, será finalizado o exame e não será cobrado o valor integral.